Prevenção, avaliação e intervenção de dificuldades ao nível do desempenho ocupacional.
A Terapia Ocupacional é a área da saúde que avalia e intervém nos processos sensoriais, motores, percetivos, cognitivos e sociais do ser humano para que o mesmo se envolva em pleno nas suas ocupações do dia-a-dia. Ocupações que vão desde o brincar, no que respeita às crianças, passando pelas atividades rotineiras como vestir ou comer, às atividades escolares ou até as laborais, no caso dos adultos.


A Terapia Ocupacional dedica-se a garantir a autonomia e independência de crianças nas funções e tarefas do dia-a-dia.
Desenvolvimento de várias dimensões do ser humano: motora, cognitiva, sensorial, emocional ou social.
A Terapia Ocupacional trabalha a função motora (no sentido de direcioná-la para essas mesmas ocupações específicas com foco na autonomia da pessoa) a função cognitiva e a toda dimensão social, emocional e de exploração do meio.
A avaliação e diagnóstico são em muitas das situações realizados em colaboração com outras áreas clínicas como a Psicologia, a Terapia da fala ou Fisioterapia, pois acreditamos que uma visão global auxilia ao maior entendimento da relação causa- sintoma.
O Terapeuta Ocupacional é o profissional de saúde que atua na prevenção, avaliação e intervenção de dificuldades ao nível do Desempenho Ocupacional, ou seja, no desempenho da pessoa em qualquer atividade que esteja a ser difícil de realizar.
Intervém também no ambiente familiar, social ou profissional da pessoa, aconselhando os familiares ou cuidadores. Realiza adaptações do espaço físico e adapta/utiliza materiais de apoio às necessidades do indivíduo.
O Terapeuta Ocupacional intervém em todas as idades, desde o bebé ao adulto, com diferentes problemáticas que comprometam o seu envolvimento ocupacional, tais como em:
Perturbações do espectro do autismo;
Perturbações ou sequelas neurológicas;
Síndromes;
Atrasos de desenvolvimento psicomotor;
Hiperatividade e défice de atenção;
Alterações comportamentais;
Dificuldades de aprendizagem;
Dificuldades de alimentação.
Dificuldade em executar as competências esperadas para a idade;
Não explora os objetos de forma esperada para a idade;
Não sabe brincar sozinho ou com os outros, recorre sempre ao mesmo tipo de jogo;
Dificuldade em interagir e relacionar-se com os outros (por vezes isola-se);
Apresenta movimentos repetitivos e/ou vocalizações repetitivas;
Não consegue orientar as peças de roupa de forma a vesti-las, e/ou apertar os cordões dos sapatos, abotoar os botões da roupa;
Dificuldade em segurar no lápis, cortar com a tesoura, etc.;
Cai/tropeça com frequência, dificuldade em controlar os movimentos do corpo;
Dificuldade em realizar atividades físicas, como um desporto, jogar à bola com os amigos, correr, saltar, etc.;
Dificuldade em permanecer sentado durante a realização de atividades, salta de atividade em atividade apresentando dificuldade em terminar o solicitado;
Dificuldade em organizar-se num ambiente ruidoso (por vezes até tapa os ouvidos);
Dificuldade em cumprir as ordens solicitadas pelos outros;
Não consegue escrever o próprio nome e/ou frases, salta linhas quando escreve/lê;
Tem um comportamento agitado/desorganizado, acabando por fazer “birra” e/ou chorar de forma intensa;
Apresenta alterações de sono;
Não tem noção do perigo, colocando-se em risco;
Apresenta um comportamento muito passivo face ao meio que o rodeia, não explora o ambiente (passividade).
Os Terapeutas Ocupacionais colaboram com as famílias e outros profissionais envolvidos, de forma a facilitar estratégias, modificar barreiras sensoriais e ambientais e sugerir atividades para o desenvolvimento das diferentes competências da criança.


Na Terapia Ocupacional infantil, o terapeuta avalia e compreende os diferentes contextos onde a criança está inserida, de forma a facilitar estratégias e adaptações que permitam uma maior integração e autonomia.
Os Terapeutas Ocupacionais que trabalham na área da pediatria têm como objetivo a promoção de competências e a participação nas suas atividades do dia-a-dia (brincar, comer, atividades escolares, interação com os pares e adultos, vestir, entre outros) nos diversos contextos em que está inserida. Através de brincadeiras, jogos e atividades, os terapeutas da Hubb Together trabalham em salas sensoriais totalmente equipadas para a facilitação de diferentes estímulos, promovendo:
Regulação do comportamento;
Competências de motricidade fina e motricidade global;
Organização e integração do processamento sensorial;
Competências de Perceção visual;
Habilidades cognitivas;
Interação Social e promoção das competências de jogo/brincar;
Autonomia nas atividades da vida diária;
Aprendizagens académicas.
Faça a sua marcação de consultas de Terapia Ocupacional para crianças e adolescentes ou contacte-nos para qualquer esclarecimento.